(81) 99751-0883

NO AR

Show da Manhã

blogamparo.com.br

Grande Recife

Agressões a Motoristas de Ônibus no Grande Recife Preocupam; Seis Casos Registrados em 2023

Violência crescente em coletivos expõe motoristas a riscos e gera apelo por segurança no transporte público

Publicada em 24/12/24 às 12:53h - 735 visualizações

por Blog Amparo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A violência contra motoristas de ônibus na Região Metropolitana do Recife é uma realidade alarmante. Somente em 2023, seis casos de agressões foram registrados, conforme levantamento do jornal Diario de Pernambuco. O mais recente ocorreu no último domingo (22), quando o motorista Anderson André Patriota dos Santos, de 37 anos, foi esfaqueado 12 vezes após um catador de lixo se recusar a pagar a passagem.

O incidente aconteceu durante o trabalho, deixando Anderson com ferimentos nas mãos, costas e cabeça. Após ser atendido no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, o motorista recebeu alta na noite da segunda-feira (23).

Relembre os Casos de Violência

Janeiro

  • 11 de janeiro: O motorista Paulo José, de 44 anos, foi brutalmente agredido com socos e golpes de capacete por um motociclista no Conjunto Habitacional Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. O profissional relatou que não consegue mais trabalhar devido ao medo.
  • 12 de janeiro: Em Lagoa Encantada, Jaboatão, um motorista foi ameaçado e insultado por um casal após se recusar a parar em local inadequado. O veículo foi apedrejado pelos agressores.

Maio

  • 3 de maio: Em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, um passageiro em surto agrediu o motorista e danificou o ônibus por não ter sua solicitação de parada atendida.
  • 14 de maio: No bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, dois homens tentaram entrar ilegalmente no coletivo, agrediram o motorista e roubaram dinheiro do veículo.

Agosto

  • 28 de agosto: Em Rio Doce, Olinda, um homem invadiu um ônibus, imobilizou o motorista com uma “gravata” e roubou o dinheiro da condução.

A Falta de Respostas

Sindicato dos Rodoviários

Procurado pela reportagem, o Sindicato dos Rodoviários não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Secretaria de Defesa Social (SDS)

A SDS também foi questionada sobre possíveis planos de segurança para o transporte público em 2025, mas não respondeu até o momento.

Clamor por Medidas de Segurança

A sequência de ataques evidencia a vulnerabilidade dos profissionais do transporte público e a falta de medidas eficazes para coibir essas ações. Motoristas pedem a instalação de câmeras de monitoramento, reforço no policiamento e ações educativas para prevenir novas agressões.

Em meio ao silêncio das autoridades, a sensação de insegurança persiste, afetando não só os motoristas, mas também os passageiros que dependem diariamente do sistema de transporte público.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(81)99751-0883

Visitas: 153765
Usuários Online: 79
Copyright (c) 2025 - Blog Amparo - Associação Comunitária de Comunicação, Cultura e Meio ambiente de Olinda - CNPJ: 02.727.860/0001-57
Converse conosco pelo Whatsapp!