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Reajuste Tarifário é Aprovado para Ônibus na Região Metropolitana do Recife: Impactos e Novos Valores para 2025

Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprova aumento de 4,29% para o Bilhete Único, mantendo valor abaixo da inflação acumulada; novas tarifas entram em vigor em 5 de janeiro.

Publicada em 30/12/24 às 21:27h - 735 visualizações

por Blog Amparo


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ônibos no Terminal Integrado de Joana Bezerra  (Foto: Pablo Nascimento/Amparo FM)

Em reunião híbrida realizada nesta segunda-feira (30), o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou o reajuste tarifário de 4,29% para os ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com isso, o valor do Bilhete Único, principal tarifa do sistema, passará de R$ 4,10 para R$ 4,30, após arredondamento.

O reajuste, abaixo da inflação acumulada de 7,63% entre março de 2023 e novembro de 2024, foi defendido pelo Governo de Pernambuco como uma forma de “não onerar os usuários do transporte de passageiros no Grande Recife”. A nova tarifa entrará em vigor no dia 5 de janeiro de 2025, após homologação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e publicação no Diário Oficial do Estado.

Reajustes nas Demais Tarifas

Enquanto o Bilhete Único teve um aumento moderado, as outras tarifas do sistema foram ajustadas pela inflação acumulada de dois anos (7,63%). Confira os novos valores:

  • Tarifa G (social): de R$ 2,70 para R$ 2,90;
  • Linha 041-Aeroporto (Opcional): de R$ 5,15 para R$ 5,50;
  • Linhas opcionais de Piedade, Candeias, Gaibu e Curado: de R$ 7,70 para R$ 8,30;
  • Ônibus para Porto de Galinhas: de R$ 13,70 – R$ 20,05 para R$ 14,75 – R$ 21,55.

Subsídios do Governo e Medidas de Mitigação

O Governo de Pernambuco, que atualmente subsidia o transporte público na RMR em cerca de R$ 310 milhões por ano, afirmou que o reajuste moderado do Bilhete Único foi possível graças à absorção de parte dos custos pelo poder público.

Desse montante, R$ 60 milhões são destinados à manutenção do bilhete único, introduzido em março de 2024 após a extinção do anel B e sua unificação ao anel A. Esse subsídio, segundo o governo, é uma medida estratégica para evitar aumentos mais expressivos que poderiam impactar diretamente os usuários, especialmente os 99,18% que utilizam essa modalidade tarifária.

Impacto do Reajuste e Gestão do Sistema

O Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela gestão do sistema, argumentou que, embora os insumos do transporte tenham sofrido aumentos significativos, a decisão de aplicar um reajuste inferior à inflação foi baseada na necessidade de manter a modicidade tarifária.

“Este reajuste reflete o esforço do Governo do Estado em equilibrar a sustentabilidade financeira do sistema com a preservação do poder aquisitivo dos usuários”, destacou a nota oficial.

Perspectivas e Expectativas para 2025

Apesar do aumento, o reajuste tarifário não está vinculado a melhorias imediatas na frota ou à climatização dos veículos. O sistema continuará enfrentando desafios relacionados à renovação dos ônibus, que em alguns casos já ultrapassam o limite operacional recomendado de oito anos de uso.

Além disso, a aplicação da Lei Estadual 16.787/2019, que prevê a climatização gradual da frota, segue suspensa devido à falta de previsão de custos na planilha tarifária.

Com as novas tarifas em vigor, a expectativa é de que o debate sobre a qualidade do transporte público, investimentos em infraestrutura e acessibilidade permaneça como prioridade para gestores e representantes dos usuários ao longo de 2025.




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