A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, carinhosamente chamada de Festa da Pitomba, chega à sua 368ª edição com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Realizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, a celebração, que combina fé e cultura popular, iniciou no dia 20 de abril e segue até a próxima segunda-feira (28).
Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco desde 2009, a Festa da Pitomba se firma como um dos eventos mais tradicionais do estado, reunindo milhares de fiéis e visitantes.
Quase 2 mil jornadas extras garantem a segurança dos participantes
Para garantir a tranquilidade e a ordem pública durante os 9 dias de festa, a SDS promoveu o lançamento de 1.883 jornadas extras, mobilizando servidores de todas as suas Operativas. O planejamento inclui o uso intensivo de tecnologias, como:
Segundo o gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Valdemio Gondim, essas medidas visam garantir a segurança de todos os presentes, com atuação integrada e tecnologia de ponta.
Polícia Militar lidera as operações com diversas modalidades de patrulhamento
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) é a principal força mobilizada para o evento, empregando policiamento:
O posto de comando fixo instalado no local coordena as ações de unidades como o:
Presença integrada das forças de segurança e atendimento ao público
Outras Operativas também atuam no evento, reforçando a estrutura de segurança e atendimento:
Além disso, a Polícia Científica está disponível para a realização de laudos periciais, enquanto a Corregedoria Geral da SDS supervisiona a atuação dos agentes com ações correicionais.
A Ouvidoria da SDS disponibilizou um ônibus para atendimento direto à população, e o Programa Alerta Celular realiza atendimentos para cadastro de aparelhos, aumentando a proteção contra roubos e furtos.
Fé, cultura e segurança garantidas na Festa da Pitomba 2025
Com uma operação robusta e integrada, a Festa da Pitomba 2025 reafirma seu compromisso em ser uma celebração de tradição, fé e cultura popular, com a segurança de todos os presentes garantida pelas forças de segurança de Pernambuco.
A expectativa é que milhares de fiéis e visitantes possam aproveitar a programação religiosa e cultural com tranquilidade no coração do Parque dos Guararapes.