A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá coordenar a partir desta quinta-feira (1º de maio) a escolta do segundo transformador gigante de energia eólica no estado de Pernambuco. A operação seguirá até a segunda-feira (5), com trajetos divididos em três etapas ao longo da BR-101 Norte, saindo do Cabo de Santo Agostinho com destino à divisa com a Paraíba.
O equipamento, idêntico ao primeiro transportado em operação semelhante, possui 250 toneladas, 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura. Já a combinação dos veículos de transporte atinge impressionantes 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,25 metros de altura, resultando em um peso bruto total de 600 toneladas, cuidadosamente distribuídas para reduzir o impacto no pavimento.
Cronograma da Operação: Três Dias de Escolta
Primeira etapa (quinta, 1º/05):
Segunda etapa (sexta, 2/05):
Terceira etapa (segunda, 5/05):
A programação evita movimentação no final de semana devido à realização das eleições municipais em Goiana.
Impacto no Trânsito e Rotas Alternativas
Durante o deslocamento da carga, a PRF criará pontos de controle e desviará veículos de passeio para vias locais, pois a carga ocupará o centro das faixas de rolamento e se moverá a uma velocidade média de apenas 7 km/h.
O comboio será composto por três caminhões, dois semirreboques e uma base especial para o transporte do transformador, além de 12 viaturas e oito motocicletas da PRF e carros de apoio.
Motoristas devem considerar antecipar ou adiar viagens e utilizar rotas alternativas. Confira abaixo alguns pontos de desvio na Região Metropolitana do Recife:
Além disso, na sexta-feira (2), os veículos de passeio poderão transitar na faixa de ônibus no trecho entre Abreu e Lima e Igarassu, sentido Recife–João Pessoa.
Sugestões de Rotas Alternativas
Para quem precisa circular durante o período da escolta, a PRF sugere rotas alternativas:
Atenção Redobrada Durante o Feriado
Com o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, o movimento nas estradas tende a aumentar, principalmente para o Litoral Norte. A PRF reforça que a rodovia PE-15 é uma alternativa recomendada para quem deseja acessar as praias da região.