Três homens foram presos na madrugada desta quinta-feira (20) com mais de 13 kg de maconha em uma operação conjunta entre policiais civis da 24ª Delegacia Seccional (Desec) e policiais militares da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizada na zona rural de Trindade, no Sertão pernambucano.
Esquema comandado de dentro da prisão
De acordo com informações da Polícia Militar, a ação foi deflagrada após investigações apontarem que um detento da cadeia pública de Ibupi liderava um esquema de distribuição de drogas na região. O suspeito utilizava comparsas para transportar os entorpecentes, que vinham do município de Salgueiro, também no Sertão.
Abordagem e captura
Com base nas denúncias, os agentes montaram um bloqueio na zona rural e abordaram um veículo Fiat Palio com dois ocupantes. Dentro do carro, foram localizados 10,5 kg de maconha prontos para comercialização.
Após a abordagem, os suspeitos indicaram que fariam a entrega no Sítio Ramalhete. Ao se deslocarem até o local, os policiais avistaram um terceiro homem tentando fugir em uma motocicleta. Durante a fuga, o suspeito jogou uma sacola com 700 g da droga e caiu logo em seguida, sendo capturado.
Depósito de drogas escondido em tambor
Ainda segundo a PM, o terceiro envolvido admitiu que recebia dinheiro apenas para armazenar a droga e realizar as entregas sob ordens do detento. Questionado sobre a existência de mais entorpecentes, ele confessou esconder um tambor próximo à sua residência.
No tambor, os policiais encontraram mais 3 kg de maconha prontos para o consumo, além de nove pés de maconha em cultivo.
Celular apreendido dentro da cadeia
Durante a operação, os agentes também realizaram uma varredura na cela do detento apontado como chefe do esquema e apreenderam um celular, que possivelmente era utilizado para coordenar o tráfico na região.
Os três suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Trindade, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.